RECICLA O TEU ESTILO | Saia antiga transforma-se na saia tendência deste Inverno























Olá meninas!
Espero que a semana tenha sido maravilhosa e que o fim-de-semana seja melhor ainda. E para terminar a semana em beleza, hoje trago-vos este passo-a-passo que é uma reciclagem de saia muito simples de fazer.
Esta era uma saia antiga da minha mãe. Sim, eu tenho o hábito de guardar estas relíquias, ou porque gosto do corte, ou da cor, ou do padrão, enfim, são vários os motivos que me levam a guardar e a ter um grande interesse por peças vintage. Desde pequena que adoro o padrão às bolinhas e tenho a ligeira sensação que foi por causa desta saia. Andei um tempo a ver o que podia fazer com ela, até que, a «passear» pelo site da Farfetch (aqui) reparei que este ano é o ano das saias trapézio.
As saias trapézio deste ano aparecem muito minimalistas, sem cós, curtas e em vários materiais. A minha é às bolinhas e a vossa como vai ser?!



































































Depois de escolher-mos a saia que vamos reciclar, vamos retirar-lhe o cinto e, ao fazê-lo, o forro e a parte de fora da saia separam-se. (Esqueçam o cinto, porque já não vamos precisar dele!)











































Entretanto, desmanchamos as pinças de ambas as partes e ficará assim, como nas imagem acima.






























Agora que já temos as pinças desmanchadas, vamos cortar as laterais pelas costuras para separar-mos
frente e costas, pois assim poupamos o tempo de desmanchá-las e, neste caso, isso é possível pois escolhemos uma saia bem acima do nosso tamanho.

Já temos as quatro partes da saia separadas e agora vamos pegar nas duas frentes (forro e o tecido de fora) e, com ambos dobrados ao meio, vamos sobrepô-los, alinhando pela parte de cima da saia e vamos prende-los com alfinetes. Vamos ter em conta que o lado avesso dos tecidos devem ficar virados para fora para que possamos riscar à vontade.


E viramos o tecido exterior para nós.



















































Depois, com a juda de uma fita métrica, vamos medir a partir do centro e na direção do comprimento 23 cm e 47 cm. Estas medidas são a altura da cintura à anca e o comprimento da saia + baínha, respetivamente.


























A partir dos pontos que marcamos anteriormente vamos traçar duas linhas perpendiculares ao centro, com a ajuda de um esquadro.

















Concluído o passo acima, vamos proceder ao desenho das pinças. Então, marcamos entre 9,5/10 cm para os tamanhos até ao 40, para tamanhos acima, andamos mais meio centímetro para dentro de dois em dois tamanhos. Em seguida, marcamos outro ponto a 3 cm de distância do ponto anterior e temos a largura da pinça. Marcamos também o meio entre estes dois pontos e desenhamos uma linha paralela ao centro com 9 cm de altura e temos o comprimento da pinça. Depois é só unir esses três pontos e têm as pinças da frente,






























Após ter-mos concluído o desenho das pinças, vamos marcar na linha da cintura 1/4 da vossa medida de cintura tendo em conta os 3 cm das pinças. Portanto, é 1/4 da largura da cintura + 3 cm + 1 cm para costuras. Depois, na linha da anca, marcamos 1/4 da vossa largura de anca + 1 cm. E na linha da baínha, marcamos 1/4 da anca + 5 cm.

















































Desenhamos a curva da anca, com uma régua igual à minha ou até mesmo à mão e, com uma régua normal desenhamos o resto da lateral. Na base da saia, marcamos 1 cm para cima junto à lateral e, a partir desse ponto, desenhamos uma ligeira curva em direção ao centro.



























Temos a frente desenhada?! Então agora é altura de cortar!





















Agora que temos a frente cortada, vamos virar o forro para nós e marcar 4 cm na base e desenhar também nesta parte uma pinça igual à anterior.



















Retiramos os alfinetes que uniam as duas frentes e cortamos a base do forro pela linha que desenhamos. E temos a frente pronta.



















Agora é a vez de fazer-mos o mesmo desenho nas costas, mas mudam apenas alguns pormenores.



























Então, prendemos as duas costas com alfinetes, ambas dobradas ao meio, como fizemos na frente e viramos o tecido exterior para nós.



















































Utilizando o mesmo processo que utilizamos na frente, vamos colocar dois pontos na linha do meio com a altura das ancas  e o comprimento da saia.































Traçamos as perpendiculares ao meio a partir desses pontos. Depois marcamos as pinças à mesma distancia do meio que marcamos as da frente, só que desta vez o ponto a seguir (da largura da pinça) marcamos a 2 cm do ponto anterior.






























Marcamos também o centro desta pinça e damos-lhe 13 cm de altura paralelamente ao centro. A seguir desenhamos o triângulo da pinça.
































Na linha da cintura marcamos 1/4 da largura da cintura + 2 cm e na linha das ancas 1/4 da largura das mesmas. Desenhamos a curva da anca a partir desses pontos.



















































A base das costas terá a mesma largura da base da frente e podemos marcar o resto da lateral. Tal como na frente, marcamos 1 cm para cima, a partir da base e junto à lateral e cortamos.



















Após ter-mos as costas cortadas, viramos o forro para nós e marcamos os 4 cm na base do forro e a pinça igual à que marcamos anteriormente. Retiramos os alfinetes que unem as duas costas e cortamos a base do forro pela mesma linha que foi desenhada.



Agora que está tudo cortadinho, vamos passar às costuras. Em primeiro lugar, vamos coser as pinças pelas linhas que estão marcadas.



























Seguidamente, juntamos frente e costas (do forro e do tecido exterior) com o auxilio de alfinetes e depois cosemos as laterais.






































Após coser-mos as laterais, vamos passa-las por uma máquina corta-e-cose, ou então, se a vossa máquina de costura for daquelas caseiras que faz vários pontos, podem optar por fazer o ponto de zigue-zague, rente à lateral.


































Agora que temos ambas as partes unidas novamente, vamos fazer como esta na imagem. Colocamos o tecido exterior por dentro do forro. O tecido exterior deve estar com o lado certo virado para vocês, já o forro, deve ficar com as costuras para fora. E, finalmente, unimos ambas as parte com alfinetes a toda a volta da cintura.






























Já temos as duas partes cosidas, mas como nós gostamos de coisas bonitas e bem acabadas, vamos fazer um truque.  Abrimos a saia, tal como está na primeira imagem da sequência acima e, com a ajuda de um ferro de engomar, tombamos a costura da cintural para o lado do forro e prendemos as mesmas com alfinetes. Depois, vamos fazer um pesponto junto à costura que separa as duas peças, tal como na imagem.

































Vai ficar com este aspecto. Gostam?!























Estamos quase a finalizar esta saia trapézia, só nos faltam as baínhas. Por isso, vamos fazer um zigue-zague ou passar na corta-e-cose a base do forro mas também podem fazer a baínha igual à do tecido exterior como podem ver a seguir. 



















Para fazer a baínha do tecido exterior, vamos dobrar 1 cm para dentro e vincar com o ferro, depois dobramos mais 1,5 cm, voltamos a vincar e cosemos rente à dobra.






























E fica assim!!! :)

Gostaram desta reciclagem? Simples não é? Agora podem fazer as vossas saias trapézio e arrasar neste Inverno.

Kiss, kiss,

Rute Santos


2 comentários:

  1. Só ideias giras. Não conhecia o teu blog e estou a adorar!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, o meu blog ainda é um bebé e estou a adorar este projecto e poder partilhar convosco um pouco daquilo que sei e que penso que vos pode ser util. Espero que voltes muitas vezes e um grande beijinho! ***

      Eliminar